sábado, 20 de agosto de 2011

Oficina número 9




B) RELACIONE o rápido desenvolvimento econômico pós-unificação às tensões ideológicas na política interna da Alemanha.
            A Alemanha pós-unificação explorou amplamente seus recursos naturais, como ferro e carvão. Os operários que trabalhavam com a extração desses materiais possuíam um nível de escolaridade mais avançado em relação ao resto da Europa, o que levou a uma difusão das ideias marxistas. Isso levou o proletariado a se unir ao invés de buscarem a ascensão social de forma individual como ocorre no capitalismo.

C) A partir de sua pesquisa, EXPLIQUE as duas estratégias desenvolvidas por Bismarck para conter os problemas políticos internos. 
            Otto von Bismarck , para acalmar as tensões políticas, mudou  o funcionamento do Reichstag, o parlamento alemão que na época possuía mais poder que o Imperador (Kaiser). Uma das mudanças feitas foi a permissão de eleições para os membros do Parlamento. Os cidadãos com direito a voto foram selecionados pelo sufrágio universal masculino. Com essa mudança Bismarck agradou uma parcela dos liberais. Visando enfraquecer ainda mais o parlamento alemão, diminuiu o seu poder e o transferiu para o Kaiser.

D) Observe a caricatura de Guilherme II e, em seguida, APRESENTE as principais características do governo dele, ressaltando permanências e rupturas, comparativamente ao governo de Bismarck.
            Enquanto Bismarck fortalecia o Império economicamente e politicamente, Guilherme II o enfraqueceu, fragilizando-o no campo da política. O Imperador Guilherme II tentou agradar o proletariado e evitar o crescimento do Partido Socialista juntamente com seu novo chanceler, Leo Caprivi, adotando a política conhecida com o nome de “Neue Wegrinchtung”. Esta estratégia não ocorre como o planejado e assim adota outra política, dessa vez com um caráter fortemente nacionalista, e começa um investimento nas Forças Armadas, principalmente na Marinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário