quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Oficina número 6


A música “A Caminhada das Valquírias”, da ópera “A Valquíria”, de Richard Wagner, foi composta na época do romantismo.  As características românticas podem ser notadas na música devido ao ritmo exaltante, ou seja, é uma música cheia de sentimentos e, no seu próprio nome, podemos notar características do romantismo exacerbado, ao citar fatos presentes na antiga mitologia nórdica, como a própria Valquíria. Além disso, este ser fictício era uma cavaleira, característica extremamente comum na primeira geração do romantismo, a qual Richard Wagner pertence. Portanto, ela apresenta duas das qualidades fundamentais do romantismo: a subjetividade, devido às emoções, e o medievalismo, devido aos personagens mitológicos da ópera.
Na época da infância de Wagner, ocorria a formação do novo governo alemão, e durante a sua juventude, conheceu e simpatizou com alguns filósofos da época. Assim, cresceu tendo fortes ligações com o país e, ao virar compositor, escreveu músicas exaltando os aspectos de sua nação, como por exemplo, a cultura local, quando fala dos antigos mitos e histórias do país.. Daí vem o seu grande sentimento de amor à pátria.Suas músicas são exemplos tão fortes do nacionalismo alemão que foram usadas em tempos de guerra, para melhorar o ânimo dos soldados e prepará-los para guerra.
 Ele também conheceu outras grandes personalidades da época, como o imperador do Brasil, Dom Pedro II, que encomendou três partituras e visitou o autor num festival em Bayreuth.
 Um fato interessante sobre a obra deste compositor foi que ela foi usada até a Segunda Guerra Mundial. Elas servem de inspiração até hoje e, na Alemanha ele é tido como um dos grandes compositores de seu país.

Imagem representativa da Valquíria
Richard Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário